Auto estima e saúde mental
A autoestima é a percepção que o indivíduo tem a respeito de si mesmo e envolve valores, sentimentos e pensamentos. Mais do que gostar de si mesmo, a autoestima inclui conceitos como autoconfiança, auto conceito e autovalorização.
Essa percepção de si mesmo envolve diversos aspectos, como: conceitos físicos de aparência própria; interferência externa das opiniões de outras pessoas; experiências vindas da infância; padrões preestabelecidos na sociedade, entre outros.
Ter uma auto estima positiva é um predicado essencial para se ter uma boa saúde mental, pois ela é nada mais do que nossa auto percepção e por consequência o modo como agimos em todas áreas de nossa vida.
Existem diversas maneiras de se construir uma auto estima positiva, a primeira delas e aceitar a si mesmo, amando o que se é, e apreciando o que vê no espelho.
Nós podemos desenvolver, melhorar a nossa estima a partir de relações humanas autênticas, que apresentam atitudes facilitadoras e acolhedoras. Esse valor também pode estar presente em atitudes como:
- – Valorização maior de si mesmo – não se comparar ao outro, pois o seu processo de ser quem se é, o seu jeito de ser será só seu.
- – Se reconhecer nas diferenças – você é único na formação de sua personalidade, não se incomode com o que há de diferente em ti, aceitar-se como você é, vai aumentar a sua estima, sem deixar de estar aberto para aprender coisas novas, a descobrir mais de ti e a desenvolver novas habilidades.
- – Acreditar no seu potencial de desenvolvimento e de superar traumas, experiências e circunstâncias adversas que podem ter dito influência na forma como você considera a si mesmo;
- – Reconhecer as suas limitações;
- – Compreender as suas carências afetivas e dependências emocionais;
E acima de tudo, a autoestima é construída ao longo da vida, não se trata de algo simples, por isso não espere um resultado rápido, ou seguindo os concelhos de positividade, não existe uma maneira direta de melhorá-la.
Comentários